Tempo de leitura: 4 minutos
Em tempos de crise o maior erro é não investir ou cortar os gastos em Marketing e publicidade
Chegamos ao último artigo da série sobre os 3 erros de Gestão Estratégica que fazem a sua empresa perder competitividade.
Descubra porque não se deve cortar os gastos em Marketing e publicidade, mesmo em tempos de dificuldade financeira.
Se você não leu os dois primeiros artigos da série, clique aqui para ler o [artigo 1] ou aqui para ler o [artigo 2] para conferir.
Agora, vou falar sobre o terceiro erro: não investir ou cortar os gastos em marketing e publicidade.
Por que o cliente deve comprar de você e não do seu concorrente?
Qual o seu diferencial frente ao concorrente?
O que torna você a melhor opção de escolha para o cliente?
Não basta simplesmente você ter estas respostas e estar convencido de que sua empresa oferta o melhor produto ou serviço, que seu diferencial supera o da concorrência, que sua empresa é a melhor opção.
O cliente é quem precisa estar convencido disso. O grande desafio é manter a convicção do cliente inabalável.
Essa é uma tarefa que não termina no momento em que o cliente opta por fazer negócio com sua empresa.
Ele pode ter esta percepção na hora do fechamento, e já no momento seguinte, mudar de visão, em virtude do trabalho de marketing de outra empresa, no mesmo segmento que o seu.
Os gigantes nunca dormem
Para ilustrar este pensamento, quero que você, ao ler as perguntas abaixo, pense na empresa que primeiro veio a sua mente.
Sabão em pó?
Sanduiche?
Refrigerante?
Tenho plena certeza de que você, se está no Brasil, ao pensar nas empresas que produzem os produtos acima, respondeu o seguinte:
OMO;
Mc Donald;
Coca Cola.
Acertei?
Por que estes nomes vieram primeiro a sua mente de forma automática?
Porque essas empresas desenvolveram uma estratégia de marketing tão bem elaborada ao longo dos anos que acabaram por ocupar espaço em sua memória de forma permanente.
Assim, você foi induzido à percepção de que elas são as melhores e são líderes no segmento que atuam.
Agora vem o X da questão.
Considerando que elas continuam sendo consagradas pelo público e por você como empresas líderes em seus segmentos, eu te pergunto:
elas pararam de investir em estratégias de marketing e publicidade?
É claro que não!
Muito pelo contrário, a cada ano nos deparamos com diversas ações para manter o convencimento do público, de que elas continuam líderes, que são as melhores opções, É por isso que essas empresas continuam aumentando seu faturamento.
No mundo empresarial, não vale a frase “uma vez Rei, sempre Rei”.
Planejamento de Marketing e Publicidade.
Você, empresário, precisa entender que em um mundo cada vez mais competitivo, com tantas empresas surgindo da noite para o dia, com tanto volume de informação, com a globalização, com o trabalho da publicidade e propaganda de forma intensa, com um consumidor cada vez mais exigente e disposto à mudanças, não dá para negligenciar o investimento permanente no Planejamento de Marketing e Publicidade.
Se empresas cujo faturamento anual ultrapassam a marca de bilhões estão preocupadas em desenvolver constantemente estratégias para entender o consumidor cada vez mais mutante, com novos hábitos, a fim de manter a posição de liderança, será que você pode banalizar a importância das ações de marketing e ter a pretensão de que seu negócio irá prosperar?
Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola em entrevista ao site na sede da Coca-Cola no Brasil, no Rio de Janeiro, disse o seguinte:
“uma das mudanças mais visíveis hoje é a transferência da liderança da relação entre o consumidor e a marca para as pessoas. Por isso, a Coca-Cola vem investindo em geração de conteúdo pelo consumidor e no entendimento do cenário que o cerca. O mais complexo deles é o universo jovem.
O adolescente é o target mais difícil de se entender porque eles mudam muito rápido. O maior desafio que a Coca-Cola tem é entender o que estas pessoas querem antes mesmo delas quererem, conseguir se antecipar e entregar os valores da marca, manifestados em comunicação, em promoção e em embalagens”.
Avaliada em US$ 65,234 bilhões pela Interbrand, a marca Coca-cola se esforça diariamente para manter a liderança.
Conclusão
Não basta ser uma grande corporação, a Coca-cola sabe que é necessário investimento constante em marketing, se não ela certamente perderá até para empresas menores.
E na sua empresa?
Você está pensando em não investir ou em cortar os gastos em marketing e publicidade?
Tome cuidado, pois isso poderá significar a estagnação e até a falência dos seus negócios.
Esse foi o terceiro e último erro da série de artigos sobre os 3 erros de Gestão Estratégica que fazem a sua empresa perder competitividade.
Se você gostou desse tema ou ainda tem dúvidas sobre o que abordei aqui, deixe um comentário.
Terei satisfação em responder e ajudar você e a sua empresa nesta jornada tão desafiadora que é o empreendedorismo.
Até o próximo artigo!