O que você precisa saber antes de assinar um contrato de franquia?

O que você precisa saber antes de assinar um contrato de franquia?

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba como não cair nas armadilhas dos contratos de franquias

[Assista o video – clique na imagem]

A cada ano, mais brasileiros alimentam o sonho de ter o próprio negócio e, assim, conquistar a independência financeira.

A insegurança, a falta de experiência e a ausência de conhecimento sobre o ambiente empresarial têm feito com que muitos pensem em adquirir uma franquia.

Imagina-se que em franquia os riscos de abrir um empreendimento diminuem por haver o apoio do franqueador e por se atuar dentro de um sistema já testado e comprovado.

Mas tenha cuidado. Há muitas armadilhas escondidas em um contrato de franquia.

Neste artigo, eu vou contar para você como se prevenir e não arriscar o seu patrimônio.

gatilhos mentais

Gatilho Mental da Urgência

Para atrair a atenção dos candidatos a franqueados, muitas franquias usam poderosas técnicas de marketing, vendas e publicidade.

Assim, a decisão de fechar o negócio passa a ser comandada pelo aspecto emocional e não pela análise racional de todos os fatores envolvidos.

O gatilho mental da urgência é um exemplo disso.

Esse “recurso” é utilizado com objetivo de fazer você fechar um contrato de franquia de forma impulsiva.

Adquirir uma franquia quando se está dominado pelo emocional impede você de verificar todos os detalhes relevantes da transação.

Essa ausência de cuidado é uma armadilha que transforma você em caça e o franqueador em caçador.

Contrato de Franquia

Para evitar arrependimentos, é necessário analisar com cuidado dois documentos importantes: o COF (Circular de Oferta de Franquia) e a minuta do contrato.

Em uma feira de franquia, você é induzido a acreditar que o preço cobrado para adquirir uma franquia durante o evento é promocional. Ou seja, é disseminada uma falsa impressão de que haverá um ganho ao fechar negócio no dia da feira.

Dessa forma, você que já está ávido por encontrar uma grande oportunidade, assina o contrato sem fazer uma análise adequada.

Você pensa: “não posso perder essa chance, se deixar para depois as condições oferecidas podem mudar”.

Esse é o gatilho mental da urgência.

Há mais de 15 anos, eu frequento feiras de empreendedorismo com o objetivo de buscar boas oportunidades para os meus clientes.

Posso afirmar com segurança que vender uma franquia não é como vender uma bala ou um refrigerante.

Esse tipo de negócio requer muita profundidade e conhecimento pleno do que está sendo acordado entre as partes. Afinal, na maioria dos casos, há valores elevados envolvidos.

Muitas vezes, aconteceu de eu não fechar negócio no dia da feira por saber que era necessário mais tempo para uma análise correta.

Com isso, o fechamento do contrato só ocorreu após uma análise criteriosa do contrato de franquia e de uma conversa esclarecedora com meu cliente.

E sabe o que aconteceu nesses casos?

O valor fechado para adquirir a franquia foi menor do que o oferecido no dia da feira. Isso prova que, na pressa e na emoção, só se perde dinheiro.

Os donos de franquias sabem que os frequentadores das feiras estão altamente interessados em fechar negócio. Por isso, eles criam uma atmosfera de envolvimento emocional que distorce a realidade. Não se deixe levar por essa estratégia.

foto analise do contrato

Lei da Franquia

Ainda há outro agravante nessa prática.

A Lei de Franquia impede que o contrato seja fechado no dia da feira. Ou seja, o franqueador utiliza o gatilho mental da urgência, mesmo sem a lei permitir.

Salvo se você for um advogado ou, no dia da feira, estiver acompanhado do seu advogado e ele ler o contrato e assinar junto com você, o franqueador está impedido de fechar o negócio durante a feira.

Ele não pode receber cheque nem dinheiro e nem impor a assinatura desse contrato.

A Lei de Franquia determina que o franqueador deve entregar a COF no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato e do pagamento de qualquer quantia.

Portanto, se você estiver em uma feira e o franqueador tentar persuadir você a assinar o contrato, tenha cuidado. Essa atitude já mostra que ele é capaz de descumprir a lei com o intuito de tomar o seu dinheiro.

Iniciar uma parceria com alguém que não respeita a lei e visa unicamente ao lucro, com certeza gerará problemas para você mais tarde.

Lembre-se: toda parceria de negócios deve ser desenvolvida dentro da lei e pautada na confiança mútua.

Por isso, esteja sempre atento e analise antes de assinar um contrato de franquia.

Compensa mais levar alguns dias verificando a COF e o contrato junto ao seu advogado do que investir suas economias em um negócio duvidoso e nebuloso.

Você ainda tem dúvidas sobre esse tema ou gostaria de compartilhar a sua experiência?

Deixe seu comentário ou pergunta abaixo. Terei satisfação em responder.

Continue a acompanhar os conteúdos aqui do blog, pois todos eles são pensados para você que deseja proteger o seu patrimônio financeiro e desenvolver a Arte de Enriquecer.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *