Tempo de leitura: 6 minutos
56% das empresas que afundaram não elaboraram um Planejamento Financeiro e Empresarial eficiente
A cada dia, mais brasileiros querem abrir um negócio próprio para conquistar a independência financeira. Porém, a maioria não atinge esse objetivo e precisa fechar sua empresa no primeiro ano. O motivo é a ausência de Planejamento Financeiro e Empresarial. Neste artigo, vou mostrar a você a importância de cuidar do seu empreendimento de forma estratégica e consequentemente ter o sucesso que deseja.
Você pode ganhar muito dinheiro, mas não ficará rico se não souber o que fazer com ele.
Muitas pessoas dizem que almejam serem ricas. Mas quando pergunto o que elas fazem para ficar ricas, me respondem que se matam de trabalhar.
Eu questiono:
– E, dessa forma, você está ficando rico?
A resposta é:
– Não. Na verdade, eu mal consigo pagar minhas contas.
Isso ocorre como resultado da falta de Planejamento Financeiro e Empresarial. Você pode ganhar muito dinheiro, mas não ficará rico se não souber o que fazer com ele.
Ganhar dinheiro e ter liberdade financeira não tem nada a ver com o quanto você ganha. Tem a ver com a forma que você lida com o dinheiro.
Esse é o grande desafio do brasileiro. O brasileiro quer empreender, ser dono do seu próprio negócio. Mas ele não foi educado financeiramente.
O Brasil importou os hábitos de consumo dos americanos. Porém, não importou o que para eles é o mais importante: a educação financeira. Isso passa pela mudança de mentalidade e pelo comportamento em relação ao dinheiro.
Há muitos empresários que estão se consumindo financeiramente, a saúde está indo embora, eles não acompanham o crescimento dos filhos e não participam do ambiente familiar. Tudo isso porque o foco está em ganhar, ganhar e ganhar.
E sabe o que acontece com essas pessoas? Entra ano, sai ano e a empresa continua no vermelho. Ou seja, o foco está errado.
Quem tem foco no dinheiro não ganha dinheiro
Todas as pessoas que trabalham por dinheiro não estão bem-sucedidas financeiramente, sem exceção. Você pode me dizer que conhece pessoas que estão ricas. Mas qual é o critério de riqueza dessas pessoas? Ele se sustenta continuamente? Ou vira e mexe está com problemas financeiros?
Se o foco está no dinheiro, a pessoa terá muitos altos e baixos, porque os ganhos vão oscilar. Uma hora a pessoa vai ganhar muito e em outra hora vai perder.
Quem tem foco no dinheiro não ganha dinheiro. Parece louco pensar nisso, mas é assim.
Agora, se trabalhar por amor, como resultado, irá ganhar dinheiro, pois o foco será o valor que você gera para o seu cliente. Se você sempre gera valor, você sempre ganha dinheiro. Veja que, nessa mentalidade, o dinheiro é a consequência e não a causa.
Dito dessa forma prece apenas uma simples tese, mas é o que funciona. Experimente mudar o seu foco, tratando o dinheiro como consequência, e começará a ver a mudança acontecer.
Não seja um empreendedor por impulso
Sabe o que a maioria dos brasileiros faz? Acorda de manhã e resolve montar um negócio. A pessoa não sabe o real motivo de empreender. Ela empreende porque não está ganhando bem em seu emprego ou porque teve uma ideia infalível.
E o que se faz em seguida? Vai da ideia direto para a execução. Mas porque isso acontece?
Não há mais espaço para ingenuidade ao empreender
O grande problema do brasileiro é ser altamente otimista. Ele acha que tudo o que fizer vai dar certo. Muitos se julgam tão bons, que acham impossível suas ideias não funcionarem.
Mas o mercado não é feito de amadorismo, nem funciona com ideias vagas. Existe concorrência, existem regras para uma empresa ser bem-sucedida.
Não há mais espaço para ingenuidade ao empreender, você precisa estar preparado. Empreender por impulso pode ser bonito na teoria, mas na prática não se sustenta.
Por que as Empresas fecham?
Existem muitos motivos pelos quais as empresas fecham. Vou abordar alguns que considero importantes: ausência de planejamento e gestão empresarial ineficiente.
Na ausência de planejamento Financeiro e Empresarial, sabe onde o empreendedor mais peca?
Falta de um Plano de Negócios bem definido
Na falta de um Plano de Negócios bem definido. Uma pesquisa recente mostrou que, no Brasil, 56% das empresas que afundaram não elaboraram um Plano de Negócios.
Gestão empresarial ineficiente
A outra causa de falência também é grave, a gestão empresarial ineficiente. Essa mesma pesquisa revelou que 75% dos empreendedores que faliram não investiram em marketing e publicidade.
Além disso, 45% não monitoraram cada etapa do processo da sua empresa. Isso é assustador, pois você só pode saber se terá lucro quando você planilha e acompanha.
Você precisa definir o seu preço com base em dados reais da sua empresa. Pergunte-se: quanto custa para produzir esse produto ou serviço? Se você não tiver isso muito bem documentado, você vai estimar. Na estimativa é onde mora o perigo, pois você não está lidando com dados reais.
Domine os 4 ambientes da sua empresa
Internamente, a empresa é dividida em 4 blocos: Finanças, Processos, Pessoas e Clientes.
Você tem um planejamento estratégico bem definido para cada um desses ambientes? Tem tudo documentado? Se não está escrito, é apenas desejo.
Nas Finanças
Quais são suas metas? Em quanto tempo você quer atingir determinado lucro? Ou, antes disso, em quanto tempo você pretende reduzir seus custos e equilibrar suas contas?
Nos Processos
Você utiliza todas as ferramentas disponíveis, em termos de tecnologia, para melhorar os processos da sua empresa? Sabe usar essas ferramentas para acelerar a conclusão daquilo que você faz e baratear o seu serviço?
Em relação às Pessoas
Ofereça meios para melhorar o desempenho da sua equipe? Você cuida das pessoas da sua empresa de que forma? Você tem um planejamento para elas?
Sobre os seus Clientes
Faça também uma análise aprofundada. Quando o cliente conta com você, o que ele espera? Qual é a expectativa dele? É isso que define a sua empresa. Não é o seu produto. O seu produto, muitas vezes, é um meio para atingir o resultado emocional do seu cliente.
Para quem está preparado não existe crise.
Nos últimos anos, os brasileiros foram bombardeados por notícias sobre a crise econômica. Mas para quem está preparado não existe crise. As pessoas que se preparam enxergam oportunidade onde ninguém vê. É este olhar que você deve desenvolver caso queira ter sucesso.
Quando uma pessoa quer alcançar um objetivo não existem obstáculos. Você precisa crer nisso. Todos podem ser livres financeiramente, basta se comprometer.
Portanto, não abra mão de realizar um cuidadoso e detalhado Planejamento Financeiro e Empresarial, isso irá garantir o sucesso do seu negócio.
Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima!